Avatar, a lenda de Aang é uma animação espetacular. Cativa a todos os públicos com seus personagens, história, seu mundo e animação. Possui uma maneira de abordar seu lado místico de maneira incrível. Se você já possui certo conhecimento ou uma vivência no misticismo consegue entender várias referências que a animação faz, e ela faz isso com uma incrível maestria. Não é à toa que até hoje Avatar, a lenda de Aang é lembrado e tido como uma das melhores animações já feitas.

Algo que me pegou incrivelmente de surpresa foi sua abordagem ao tratar dos chakras. No episódio 19 do livro 2, Aang treina com um Guru para desbloquear seus chakras e atingir o estado de avatar. A explicação sobre os chakras é feita de maneira de fácil entendimento e sem se aprofundar muito consegue ser muito explicativa. Mas o mérito dessa explicação fica em como o Guru ensina a desbloquear os chakras. É simples e básico, mas é de uma profundidade enorme quando você reflete sobre sua mensagem.

Você realmente consegue desbloqueá-los, que na verdade nada mais é do que desbloqueios emocionais que atrapalham a energia vital a fluir por eles. E quando há esse bloqueio realmente sofremos com problemas de ordem psicológica, refletindo por vezes até em nosso físico.

Se o que está buscando é ser uma pessoa melhor, dominar suas fraquezas e medos, sentir uma paz interior maior e fazer com que a energia vital que nos rodeia possa lhe trazer mais vitalidade (o que é ótimo para trabalhos com magia) então este será um ótimo exercício para você. Assista ao vídeo e mais abaixo irei explicar como será este trabalho de reflexão com base no que ele propõe.

Antes disso preciso informar que essa reflexão pode lhe causar um forte impacto. Eu, particularmente, não fui mais o mesmo depois disso. O poder de mudar a si mesmo, de dominar suas fraquezas, o incrível poder de autoconhecimento que adquire durante esse processo muda você por dentro. E com certeza pra melhor.

Exercícios de reflexão para desbloqueio de chakras

Sobre: Com base no vídeo, peguei o que o Guru fala, tanto na versão legendada quanto na dublada, e montei pontos para reflexão utilizando de suas falas e com um pouco de adaptação por minha parte direcionei a intenção dele a nós. Cada chakra será trabalhado com o mesmo intuito do vídeo, um processo de reflexão/meditação para desbloqueio emocional, consequentemente os ativando e equilibrando-os. Todo este trabalho te levará a um enorme processo de autoconhecimento de acordo com o nível de profundidade que entrará nessas reflexões.

Como funciona: Cada chakra irá conter informações básicas apenas para conhecimento geral como:

-Nome

-Localização e glândula correspondente

-Cor

-Elemento

-Bija mantra (sons correspondentes ao próprio chakra que os ativam quando entoados)

-Foto com o mudra (posição das mãos correspondente ao chakra)

Leia os questionamentos que lhe serão feitos em seguida dos itens acima e reflita/medite. Nestes questionamentos conterão as frases e afirmações que o Guru faz sobre o chakra em questão. Se resolver adotar uma postura meditativa experimente fazer com auxílio do mudra correspondente ao chakra, assim como o Aang faz no vídeo.

Esse processo não é algo que você deverá terminar num único dia. Demore em cada chakra o tempo que achar necessário. Quando se sentir pronto para avançar para outro, se sentir resolvido com as questões apresentadas siga em frente. Este trabalho será melhor aproveitado se levar dias para trabalhar cada chakra. Eu demorei cerca de uma semana refletindo e meditando em cima das questões de cada um deles. Quanto mais profundo você adentrar em si mesmo, maior será a libertação e poder interior que irá adquirir.

Muladhara Chakra – Chakra Básico

Cor: Vermelho

Localização: Localizado na base da coluna vertebral, entre os genitais e o ânus. Está ligado às glândulas suprarrenais, responsáveis por liberar adrenalina no corpo.

Elemento: Terra

Bija mantra: Lam

Mudra: Junte o dedo polegar ao indicador.

– Esse chakra é responsável pela sobrevivência e é bloqueado pelo medo. O que você mais teme? Deixe seus medos ficarem claros para você…

(Pause para refletir e em seguida leia o restante)

-O que você vê é apenas uma ilusão, a sua visão não é real. Está apenas preocupado com sua sobrevivência.

– Deve despojar-se desses medos… deixe-os ir.

(continue a reflexão)

 

Swadhisthana chakra – Chakra Sacro  

 

Cor: Laranja

Localização: Na linha da cintura, 4 dedos abaixo do umbigo. Este chakra está ligado às glândulas dos órgãos reprodutores. As gônadas nos homens e ovários nas mulheres.

Elemento: Água

Bija mantra: Vam

Mudra: Com as mãos abertas repouse uma sobre a outra e junte os polegares. Ponha as mãos na altura do chakra.

 

Manipura Chakra – Chakra do Plexo Solar

Cor: amarelo

Localização: Localizado mais ou menos um palmo acima do umbigo, na região do plexo solar. Está ligado ao pâncreas, responsável pela produção de insulina e de enzimas que envolvem o processo de digestão.

Elemento: Fogo

Bija mantra: Ram

Mudra: Junte as mãos apontando para frente um pouco abaixo do estômago. Cruze os polegares e afaste ligeiramente a parte traseira das mãos, mas mantenha os dedos unidos.

-Esse chakra lida com a força de vontade e é bloqueado pela vergonha. Quais são suas maiores vergonhas?

-O que é que mais te envergonha?

-Quais as maiores decepções com você mesmo?

(Pause para refletir e em seguida leia o restante)

-Aprenda a aceitar o que já aconteceu. Jamais achará o equilíbrio se negar essa parte da sua vida.

(continue sua reflexão)

 

Anahata Chakra – Chakra do Coração

Cor: Verde

Localização: Localizado próximo ao coração. Está ligado à glândula timo, responsável pelo regulamento do sistema imunológico.

Elemento: Ar

Bija mantra: Yam

Mudra: Una o polegar com o indicador. A mão direita vai ao meio do peito, próximo ao timo. A mão esquerda repousa sobre sua perna esquerda.

-Esse é o chakra do coração, responsável pelo amor e é bloqueado pela tristeza. Derrame toda amargura diante de você. Libere todo seu pesar.

(Pause para refletir e em seguida leia o restante)

-Todos nós sofremos bastante e já tivemos perdas muito grandes de pessoas que amamos na vida. Mas o amor é uma forma de energia e está ao redor de todos nós. O amor que você já teve um dia por alguém e que já sentiram por você não deixou esse mundo. Ele continua dentro do seu coração. E sempre renasce na forma de um novo amor.

-Deixe a dor fluir para longe.

(continue sua reflexão)

 

Vishuddha Chakra – Chakra Laríngeo

 

Cor: Azul

Localização: Localizado na garganta. Ligado à tireoide e paratireoide, glândulas responsáveis por regular o metabolismo no corpo.

Elemento: Éter

Bija mantra: Ham

Mudra: Cruze seus dedos das duas mãos voltados para dentro, com exceção do polegar. Junte os polegares e levante-os. As mãos se mantêm na linha da cintura.

-Esse é o chakra do som. Lida com a verdade e é bloqueado pelas mentiras. Aquelas que contamos a nós mesmos.

(Pause para refletir e em seguida leia o restante)

-Você não pode mentir sobre sua própria natureza, deve aceitar o que você é.

(continue sua reflexão)

 

Ajna Chakra – Chakra Frontal

 

Cor: Índigo

Localização: Entre as sobrancelhas, localizado onde fica o famoso terceiro olho. Ligado à glândula pituitária (hipófise), dentre suas diversas funções está presente a produção de endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem estar.

Elemento: Todos

Bija mantra: Om

Mudra: Mantenha as mãos na altura do peito. Una os dedos do meio levantados, os demais dedos encostam um nos outros. Com os polegares unidos aponte na direção do peito.

-Esse é o chakra da luz. Responsável pelo interior (insight) e é bloqueado pela ilusão. A maior ilusão desse mundo é a ilusão da separação. Coisas que achamos que são separadas e diferentes na verdade são uma só e as mesmas.

– Todos estão conectados. Tudo está conectado.

(Pause para refletir)

 

Sahasrara Chakra – Chakra Coronário

Cor: Violeta ou a combinação de todas as cores.

Localização: No topo da cabeça. Ligado a glândula pineal (epífise), responsável pela produção de melatonina, substância que regula o sono e outros ritmos biológicos.

Elemento: n/a

Bija mantra: Aum

Mudra: Mãos na direção do estômago. Cruze os dedos de ambas as mãos. Levante apenas os dedos anelares unidos

– Esse é o chakra do pensamento. Responsável pela energia cósmica pura e é bloqueado pelas ligações terrenas. Medite sobre o que te prende e o que te liga a esse mundo.

(Pause para refletir e em seguida leia o restante)

-Agora deixe que todas essas conexões se desliguem. Deixe-as irem embora. Aprenda a deixá-las ir.

(continue sua reflexão)