Frei Damião de Bozzano, nascido Pio Giannotti, foi um frade italiano radicado no Brasil, é cultuado há décadas pelos nordestinos como santo, o seu processo de canonização está há quase 20 anos no Vaticano.
Está em processo de beatificação, tendo recebido os títulos de servo de Deus e venerável pelo Papa Francisco em 2019.
Filho dos camponeses Felice (Félix) Giannotti e Maria Giannotti, nasceu na aldeia de Bozzano, município de Massarosa, na Toscana. Começou sua formação religiosa aos doze anos, na Ordem dos Frades menores Capuchinhos.
Aos dezenove anos foi convocado para o exército italiano e participou da Primeira Guerra Mundial.
Com o fim da Guerra, retornou à vida conventual entre os capuchinhos.
Aos 27 anos diplomou-se em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma e foi docente do convento de Villa Basílica e do Seminário de Massa.
O frade capuchinho, foi ordenado sacerdote em 25 de agosto de 1923, transfere-se para o Brasil no ano de 1931, estabelecendo-se em Recife, no Convento Senhora da Penha, da Ordem dos Capuchinhos. dedicou 66 anos de sua vida às missões de evangelização celebrando a Eucaristia, confessando, realizando casamentos e batismos etc. foram jornadas de conversão que duravam uma semana ia de segunda-feira a domingo, com sermões, catequeses e visitas a doentes e presos.
Diariamente chegam dezenas de carta ao Convento de São Félix, onde ele está sepultado, contando fatos de cura, milagre, que a ciência não consegue entender.
A vida do Frei Damião foi contada no documentário “ O santo do Nordeste”, dirigido pela pernambucana Deby Brennand, e tem estreia prevista para novembro de 2019.
Nunca abandonou suas caminhadas e romarias pelas localidades, no qual acompanhava com ele sempre, um terço e um crucifixo, as quais fazia com seu amigo Frei Fernando. Só parou poucos meses antes de falecer, devido ao agravamento de seu problema na coluna vertebral, fruto da má postura de toda a vida.
Frei Damião morreu no Real Hospital Português do Recife e seu corpo está enterrado na capela de Nossa Senhora das Graças, de quem era devoto, no Convento São Félix, no bairro do Pina, no Recife. Sua vida é retratada no livro do escritor Luís Cristóvão dos Santos, “Frei Damião – O Missionário dos Sertões”.
Na ocasião de sua morte, em 31 de maio de 1997, o governo de Pernambuco e a prefeitura de Recife decretaram luto oficial de três dias.
No interior de Pernambuco, na cidade de São Joaquim do Monte, todos os anos milhares de romeiros chegam para prestar suas homenagens ao Frade. O Encontro de Romeiros, ou Romaria de Frei Damião como é mais conhecida, acontece todos os anos entre o fim de agosto e início do mês de setembro. Programação religiosa e cultural modificam totalmente o aspecto da cidade. O ponto central da peregrinação é a estátua erguida em homenagem a Frei Damião localizada no Cruzeiro.
Em 2004, foi inaugurado o Memorial Frei Damião em sua homenagem, na cidade de Guarabira, Paraíba, uma das várias cidades em que o frade capuchinho percorreu em suas missões.
Oração ao frei Damião
Peça com fé ele atende,
Frei Damião, mais de cem bençãos já foi concedida aos seus devotos e nem ao menos foi beatificado e já fez tantos milagres!
Eu, que estou muito necessitado(a),suplico-te por um milagre(….fazer seu pedido com Fé)
Agradeço-te e te prometo ser sua devota por toda a minha Vida e propagarei esta oração aqueles que se encontram doentes, aflitos e necessitam de cura.
Prometo também, assim que o milagre me for atribuído, mandar meu testemunho aos frades no Convento de São Felix de Cantalice.
No que depender de mim, o Senhor MEU FREI DAMIÃO, SERÁ BEATIFICADO PELO Vaticano e pelas bênçãos dos CEUS.
Reze 1 Pai Nosso,uma Ave Maria, um Gloria ao Pai.
Quando você conseguir o milagre, mande rezar uma missa na sua intenção.
Se possível mande o seu depoimento para esse canal