CAPÍTULO XIII
EU SOU
SE PREFERIR FAÇA O DOWNLOAD AQUI DESSE CAPÍTULO
INVOCAÇÃO: Oh! Presença Majestosa, Criador Infinito de tudo o que existe, o “Grande ‘EU SOU'”, visível e invisível, manifestado e não manifestado!
Nós nos regozijamos em Tua Grande e Poderosa Presença por nos teres dado a consciência de Teu Ilimitado Poder, de Tua Inteligência Infinita, de Tua Eterna Juventude e Beleza.
Nós Te rendemos louvor e graças por nos termos tornado tão conscientes da Tua Grande Opulência, da Tua Grande Abundância, aponto de O sentirmos qual rio poderoso em Nossas Mãos, para nosso uso.
Tu, Poderosa Fonte Infinita! Corrente Incessante, que nos deste a consciência de que: “EU SOU ‘EU SOU’ o Imenso Poder de Precipitação”!
Inclinamo-nos diante de Ti em adoração e plena aceitação de Tua Poderosa Presença e Poder.
Trago-vos saudações da Grande Hoste e a notícia de que a Grande Luz dos Seres Iluminados aumenta rapidamente.
DISCURSO
“EU SOU a Ressurreição e a Vida”.
“EU SOU a Energia que emprega em cada ação”.
“EU SOU a Luz que ilumina cada célula de vosso Ser”.
“EU SOU a Inteligência, a Sabedoria dirigindo cada esforço vosso”.
“EU SOU a Substância Onipresente, ilimitada, que podeis empregar para moldar a forma”.
“EU SOU a Força, a Compreensão Perfeita”.
“EU SOU a Habilidade a ser aplicada constantemente”.
“EU SOU a Verdade que vos dá agora a Liberdade Perfeita”.
“EU SOU a porta aberta à ‘Luz de Deus que nunca falha’ “.
“EU rendo graças por ter penetrado plenamente nesta ‘Luz’, usando compreensão perfeita”.
“EU SOU a Visão, que vê todas as coisas visíveis e invisíveis”.
“EU SOU a Audição, ouvindo os Sinos da Liberdade que eu agora possuo”.
“EU SOU a Capacidade de sentir a mais embriagadora fragrância à vontade”.
“EU SOU a Integridade de toda Perfeição que deseja manifestar”.
“EU SOU o Pleno Conhecimento, Poder e Uso de toda essa Perfeição”.
“EU SOU a Revelação Plena e o uso de todos os Poderes do meu Ser – que EU SOU”.
“EU SOU o Amor, o Magno Poder Motriz por detrás de toda ação”.
Desejo fazer a mais carinhosa advertência aos discípulos: vigiar suas emoções, para que jamais aceitem um sentimento de inveja ante o progresso de outrem.
Cada discípulo deve ter sempre em mente que nada tem que ver com os outros, excetuando-se o saber que:
“EU SOU a Presença de Deus ali em ação”.
O fato de um discípulo admirar-se e inquirir em sua própria mente acerca do progresso de um outro, retarda muitíssimo sua evolução e sob nenhum aspecto é admissível.
Cada discípulo deve compreender que sua única incumbência é a de harmonizar, apurar e expandir sua própria mente e seu mundo.
Quanto mais cedo compreendam os discípulos que a única exigência imperativa da Grande Lei do seu Ser é a harmonia da mente e dos sentimentos, tanto mais depressa se lhes manifestará a Perfeição.
Sem que isto seja mantido, não poderão eles ir além de um certo nível de progresso espiritual.
Logo que os discípulos se dêem conta disso e comecem a usar a “Presença EU SOU”, ordenando harmonia e silêncio à atividade externa, verificarão que lhes é possível ver, sentir e ser essa Perfeição que tanto almejam.
Quando, entre discípulos e amigos, há um profundo e sincero Amor de uns para com os outros, esse Amor é a maior bênção e o mais estimulante poder.
Eis aqui um critério pelo qual o discípulo poderá auto analisar-se, a qualquer tempo, a fim de avaliar qual é o poder que está agindo nele.
Se alguém sentir que está disposto à crítica, à curiosidade ou à desarmonia para com uma pessoa, condição, lugar ou coisa, é indício certo de que seu eu externo está agindo e a atitude que deve tomar é a de corrigir-se imediatamente.
Todos, especialmente os discípulos, devem compreender que só lhes cabe fazer uma coisa, que é sentir, ver e ser a Perfeição em seu próprio mundo.
Isso é sumamente importante e é a razão de estar Eu insistindo tanto nesse ponto, porque, à medida que os discípulos começam a experimentar manifestações incomuns, a princípio ocorre a tentação de pensar que: “Posso usar a Lei melhor do que esta outra pessoa”.
Isto, sabeis sem que eu vo-lo diga, é um erro.
Não se pode empregar por longo tempo a afirmação “EU SOU”, mesmo intelectualmente, sem que se comece a sentir uma convicção cada vez mais profunda de que: “EU SOU todas as coisas”. Meditai com frequência no que significam essas duas palavras maravilhosas e juntai sempre ao seu uso a afirmação.
“Quando digo EU SOU estou pondo em movimento o Ilimitado Poder de Deus em tudo aquilo a que eu acrescente a expressão ‘EU SOU'”.
Na afirmação Bíblica “Antes que Abraão existisse, ‘EU SOU'”, Abraão representa a expressão exterior da Vida e “EU SOU” representa o Princípio da Vida, expressando-se através de Abraão.
Portanto, existia a Perfeição da Vida antes que qualquer manifestação ocorresse, e assim é a Vida, sem princípio nem fim.
Amados discípulos! Meu coração se rejubila muitíssimo porque vejo como alguns dentre vós estão perto de adquirir a convicção desta Majestosa Presença “EU SOU”, que sois.
Fazei o máximo possível para sentí-la calmamente, serenamente; e se não puderdes vê-la deste modo, fechai os olhos e vede a Perfeição em toda parte.
Cada vez mais tereis a prova da maravilhosa Presença desta Verdade.
Ouvireis, sentireis, vereis e experimentareis esta maravilha de todas as maravilhas que vivestes quando éreis crianças – a realização de milagres.
Foram redigidas, para benefício vossa, descrições e explanações sobre o uso desta “Poderosa Presença EU SOU”.
Vós, que amais a Verdade, entrareis na ação tríplice de ver, ouvir e sentir esses chamados milagres – milagres até que compreendais como se processam – e daí por diante, simples Verdades que podereis aplicar para sempre, uma vez compreendidas.
Com todos os Meus séculos de experiência, não posso deixar de dizer-vos, como estímulo, que meu coração transborda de alegria diante da iminência de alguns de vós vos apossardes do Cetro de Domínio.
Avançai, meus bravos!
Não vacileis, empunhai vossa Cetro de Domínio!
Erguei-o!
Porque “EU SOU o Cetro, a Chama Inextinguível, a Luz Deslumbrante, a Perfeição que uma vez conhecestes”.
Vinde!
Deixai-me estreitar-vos no Meu forte abraço, para que, onde durante tanto tempo existiram dois, haja somente um – “EU SOU”, “EU SOU” o Sábio, o Construtor, a Perfeição agora expressa.
Falo novamente às pessoas que desejam ter seus problemas solucionados.
Há uma Única Presença na Universo que pode resolver e resolve sempre qualquer problema:
é a “Presença EU SOU” presente em toda parte.
Amados!
Deixai-me dizer-vos com todo o carinho: “É inútil procurar resolver somente um problema, porque, onde havia um, pode aparecer uma dezena, mas, quando souberdes que a Atitude Perfeita é entrar na ‘Presença EU SOU’ sabendo ser Ela a Solução Indiscutível de qualquer problema, fareis, com tanta segurança como Eu vos estou afirmando, desaparecerem todos os problemas, pois quando viveis contínua e calmamente, com determinação suficiente, na ‘Presença EU SOU’, ao invés de aparecerem muitos, onde algum tenha sido resolvido, tereis entrado no Estado onde não há nenhum”.
Ordeno ao Poder hoje contido nestas Palavras, imprimir em todos os que as ouçam ou leiam, a Verdadeira Convicção e Compreensão que está por trás delas.
Para o cérebro: “EU SOU a aceleração das células de minha (ou vossa) estrutura cerebral, que a faz expandir-se e receber a Direção Inteligente da Poderosa Presença Interna”.
Deveis saber que tendes, por meio da “Presença EU SOU”, o poder de qualificar conscientemente vosso pensamento do modo que desejardes.
Ninguém pode vos falar sobre o que deveis ou não fazer, porque sois um Ser Livre, dotado de livre-arbítrio.
Se pudésseis ter consciência de cada pensamento que passou através de vossa mente durante seis semanas, e a conservásseis qualificada com Perfeição, veríeis os mais extraordinários resultados.
Dizei com frequência: “EU SOU o Mestre Interior governando e controlando toda a sequência de meus pensamentos na Perfeição de Cristo, integralmente, como desejo que eles sejam”.
Abençoando e mantendo outros na Luz: quando abençoais outras pessoas ou as visualizais na Luz, há uma dupla atividade da qualidade que emitis.
Desta prática provém uma certa soma de proteção, que é o resultado automático; mas o pensamento e a qualidade, na Luz e na bênção, se registram principalmente no interior de nossa própria consciência, e ao mesmo tempo intensificam essa qualidade naquele para quem é dirigida.
Adotai a eterna afirmação: “EU SOU o que desejo ser”. Deveis empregar a “Presença EU SOU” sempre conscientemente.
Raras vezes, mesmo entre discípulos, tem sido compreendido com profundidade o que significa a “Presença EU SOU”.
Só ocasionalmente tem havido uma exata compreensão do “EU SOU”, exceto nos retiros dos Mestres Ascensionados.
Jesus foi o primeiro a evidenciá-lo para o mundo externo.
Insisto, seriamente, para que não deis nenhuma consideração ao elemento tempo.
A manifestação deve surgir instantaneamente, quando derdes suficiente liberdade à “Presença EU SOU”.
Continuai, aplicai, conhecei, mas deixai a “Presença EU SOU” ocupar-se do elemento tempo.
Quando fazeis da Verdade uma lei e a ela vos aferrais, tereis que receber a recompensa.
O externo, por si mesmo, nenhum poder tem.
Seu dever é simplesmente saber que a “Presença EU SOU” está agindo.
Às vezes, sem que tenha disso consciência, o eu externo está à espera da ocasião de sua manifestação.
Eu vos posso transmitira convicção e o sentimento de que, quando ordenais em nome da “Presença EU SOU”, Deus Todo-Poderoso se põe em ação.
Lembrai-vos sempre: ao lidar com personalidades, lidais com a criação humana externa, e a esta tendes todo o direito e o poder de comandar silêncio e obediência, quer se trate de vosso próprio eu externo ou do eu externo de outrem.
Se contardes até dez antes de falar, podereis controlar qualquer impulso repentino, e por trás disso há uma Lei Toda Poderosa que pode ajudar imensamente o discípulo.
Ao manifestar-se um impulso repentino, há uma liberação ou oscilação de energia acumulada.
Se houver raiva, então a energia é instantaneamente qualificada com ela ou com destruição de qualquer espécie.
O poder de autocontrole deveria dizer: “Apenas a Perfeição de Deus se manifesta”.
Isto coordenará toda condição de impulsos descontrolados com que o indivíduo está em luta.
Quando o discípulo já tiver deixado escapar alguma coisa indesejável, o que deve fazer é consumi-la conscientemente – no mesmo instante.
O uso constante da expressão: “Deus abençoe isto” dirigido às coisas inanimadas produz resultados assombrosos.
O meio mais fácil de ver e sentir a Perfeição é qualificar cada pensamento e sentimento que surgem com perfeição.
Ao manifestar-se um impulso para fazer qualquer coisa, qualificai-o imediatamente com Perfeição.
A história do trem passando por uma aldeia ilustra bem o processo: o apito é a advertência de “EU SOU”, a Presença que controla a locomotiva, isto é, o indivíduo.
O ser humano comum não pensaria em atropelar crianças e matá-las; no entanto, libera energia mal qualificada, seja em pensamento, sentimento ou palavras, que matam os mais nobres impulsos dos outros.
Se vossa personalidade não é controlada e governada, tem as mesmas inclinações que as demais personalidades, porém vossa “Presença EU SOU” é seu Controle Perfeito.
Não há nada mais trágico no mundo que uma pessoa manter pensamentos de limitação sobre um outro ser humano.
Um pensamento de imperfeição, projetado sobre uma pessoa sensível, restringe algumas vezes essa pessoa durante anos e frequentemente os resultados são calamitosos.
Devemos dar a cada um sua completa liberdade mental.
Se falais em liberdade para vós mesmos, assegurai- vos primeiro de que a destes aos demais.
Quando desejardes auxiliar alguém em determinada condição empregai o seguinte: “EU SOU a Manifestação Perfeita ali”.
O princípio existente na energia, como na substância, é o mesmo.
A substância encerra energia interna, naturalmente.
O núcleo da substância é Ação Inteligente.
A vibração, em seu estado natural, é sempre pura.
Vibração é energia em ação e deve ser qualificada.
A pulsação em toda substância é o “Alento de Deus” em ação.
Pensai ao respirardes: “EU SOU a Energia Perfeita de cada sopro que respiro. EU SOU a Atmosfera Pura do meu mundo”.
Adquiri o hábito de qualificar constantemente o vosso mundo com Perfeição.
O velho hábito de pensardes imperfeições encheu vosso mundo no passado.
Agora, o importante é que vos torneis conscientes de que estais constantemente preenchendo vosso mundo com Perfeição.
A primeira coisa que deveis fazer de manhã, ao levantar, é dizer com sentimento: “EU SOU a Presença preenchendo meu mundo com Perfeição neste dia”.
Não vos preocupeis com as personalidades.
Fazer a afirmação: “EU SOU a Perfeição atuando através de todo funcionário” impelirá o Poder e a Ação do “EU SOU” para lá.
Primeira coisa a dizer pela manhã: “Eu qualifico tudo no meu mundo, neste dia, com Perfeição, porque ‘EU SOU a Perfeição’; qualifico esta mente e corpo com a Perfeição Absoluta e recuso aceitar qualquer outra coisa”.
“EU SOU o milagre e EU SOU a Presença determinando sua manifestação através do Amor Divino, Sabedoria e Poder”.
Voltar para o Décimo Segundo Capítulo DISCURSO XII – Deus em Ação
Ir para o Décimo Quarto Capítulo DISCURSO XIV – Fé – Esperança – Caridade