Dia do Santo Evaristo
Santo Evaristo nasceu em Belém, na Palestina. Ele foi um judeu que se converteu ao cristianismo. Ao chegar à cidade de Roma, Evaristo aceitou assumir o Sumo Pontífice, sucedeu ao Papa Clemente entre os anos de 96 a 107.
O santo de hoje ajudou a organizar a Igreja. Ele a dividiu em sete setores e nomeou os cardeais que seriam os pastores para servir a cidade em cada setor, bem como os apóstolos que davam assistência aos pobres de Jerusalém. Evaristo fazia ordenações sacerdotais no mês de dezembro.
Foi martirizado em Roma, sob o império de Adriano. Como boa parte das informações são do fabulário, como é o caso das distribuições dos sacerdotes de Roma nos 25 títulos ou paróquias da cidade e a presença dos diáconos ao lado dos bispos na pregação, com o objetivo dar testemunho sobre a ortodoxia, se necessário.
Ele próprio era assistido por sete diáconos durante as funções religiosas.
Acredita-se que Santo Evaristo foi enterrado junto de São Pedro.
Santo Evaristo, rogai por nós!
Oração
Ó Deus, que concedestes ao Papa Santo Evaristo a graça do Magistério Romano, permiti que, pela sua intercessão, sejamos sempre fiéis ao papa e aos bispos a ele unidos. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.
Reflexão
Santo Evaristo mostrou que o Reino de Deus é um reino de ordem ao realizar as coisas de modo a cuidar do povo de Deus no serviço e no apostolado. Ele soube administrar os bens e pastorear aqueles que a Providência o confiou