Desde sempre ouvi provérbios chineses que nos dizem que temos que ser flexíveis como o bambu para alcançarmos nossas metas e objetivos de vida.

‘Depois de plantada a semente do bambu chinês, não se vê nada por aproximadamente 5 anos – exceto um diminuto broto. Todo o crescimento é subterrâneo; uma complexa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra, está sendo construída. Então, ao final do 5º ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros.

Muitas coisas na nossa vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento e, às vezes, não vê nada por semanas, meses ou anos.

Mas, se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu 5º ano chegará; com ele virão mudanças que você jamais esperava.

Lembre-se que é preciso muita ousadia para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita profundidade para agarrar-se ao chão.’  Mas porque toda essa reflexão?

Porque quando imagino um bambu, sempre me vem à cabeça a planta verde, alta, que balança com o vento sim, que é flexível, mas sempre altiva.

Na técnica de harmonização de ambientes Feng Shui, a antiga ciência chinesa de organização da casa e vida, são usados vários objetos, instruções e instrumentos para melhorar a circulação da energia vital da vida, chamada de chi, em sua casa.

Há uma planta na China que a milenios é usado pelos chineses e pelo Feng Shui para energizar e harmonizar os ambientes. Estou falando do Bambu um dos mais populares “objetos de cura” do Feng Shui.

A planta, segundo teoria chinesa, atrai prosperidade, sorte, fortuna e ativa energia na casa se for preciso. Durável e prático, o bambu ou bambu da sorte é prefeito para ambientes internos. Pode ser colocado na mesa da sala, na mesa do escritório ou se preferir num móvel próximo a entrada da casa. Pode durar anos com manutenção mínima, ou seja, uma troca de água por semana e sem exposição direta a luz do sol. Além do que o número de hastes do bambu da sorte tem significados de acordo com a tradição chinesa do Feng Shui.

O Bambu da Sorte tem o poder de transmutar as energias do local, ativando as energias estagnadas. O arranjo feito com o Bambu da Sorte pode conter de 1 a 21 hastes, e conforme a quantidade de hastes presentes no mesmo, há um significado ou objetivo a ser alcançado pelo dono da casa ou escritório no qual o arranjo será colocado.

Lembrando sempre que reza a tradição que o arranjo de Bambu da Sorte, independentemente da quantidade de hastes, deve ser sempre “amarrado” com uma fita de cetim vermelho que simboliza o elemento fogo no Feng Shui.

Mas somente será eficiente quando posicionado corretamente em sua casa e quando bem cuidado. É fácil saber como usar o bambu da sorte para o Feng Shui se você seguir alguns passos simples.

1-Escolha o número certo de caules de bambu que você deseja colocar em sua casa ou escritório. Esse número dependerá do tipo de sorte que você deseja atrair para a sua vida.

Dois caules de bambu representam um casal; use este número para ter sorte no amor.

Três caules de bambu trazem felicidade, riqueza e longevidade.

Seis caules trarão sorte e prosperidade.

Sete caules de bambu devem trazer boa saúde.

Oito é um número de muita sorte no Feng Shui e simboliza crescimento.

Nove caules é um número de boa sorte.

O arranjo dramático de 10 caules representa completude e perfeição.

Torres de bambu também têm um significado especial; elas representam a escalada, como a busca por promoção no trabalho.

2- Pelo Ba-Gua da casa coloque a planta onde o efeito for mais efetivo. O Setor da Família do Ba-Gua da casa ou a mesa representam a família no Feng Shui.

Coloque um arranjo de bambu com três caules nesta região.

Se você quer trazer riqueza para sua vida, posicione a planta na área da fortuna do Ba-Gua em sua casa, para ativar essa energia.

3-Decore a planta com componentes que representem cada um dos cinco elementos: terra, fogo, metal, água e madeira.

O caule do bambu representa a madeira, e a água com a qual ele cresce simboliza a água.

Para representar a terra, você deve colocar o bambu nas pedras.

Para garantir que a sua planta também represente o metal, escolha um vaso de cerâmica que tenha uma moeda ou um simples vaso de vidro.

Ou o vidro ou a moeda no vaso de cerâmica significa o metal.

Por fim, amarre uma fita vermelha envolta do vaso para representar o elemento do fogo.

 4-Cuide da planta. Mesmo o bambu sendo uma planta geralmente fácil de ser cuidada, você não deve negligenciá-la. Se a planta murchar, ela não mais representará sorte. Na verdade, será má sorte se morrer. Cuide dela mantendo a água limpa e fresca no vaso.

Água é um dos requisitos fundamentais para que o bambu da sorte se desenvolva bem. Se for cultivá-lo apenas em água, o ideal é utilizar água filtrada e livre de cloro, para isso, coloque a água de torneira num recipiente e deixe em repouso por 24 horas antes de usá-la no cultivo da sua planta. É recomendável sempre trocar a água da planta (uma vez por semana), mantendo-a fresca, limpa e à temperatura ambiente. Todos os dias é preciso ficar de olho no nível de água

As nossas atitudes frente a vida e as dificuldades que passamos  e mesmo assim conseguiu se reerguer, E a vida não é assim?

Quantas vezes já não tivemos que nos dobrar, até onde nunca imaginamos conseguir, para manter a dignidade, nossa vida seguir em frente e aprendermos a levantar? Quantas vezes a flexibilidade e a resiliência nos mostraram os caminhos?

Sejamos como o bambu na vida, nas relações profissionais, nos relacionamentos com parceiro e amigos, com a família. Mais que fortes, flexíveis…

O que podemos aprender com o bambu?

Pensem nisso…