NEUROCIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE: A BUSCA POR DEUS
A Neurociência é o campo científico que se dedica ao estudo do sistema nervoso.
O sistema nervoso consiste no cérebro, medula espinhal e nervos periféricos, e a neurociência estuda suas funcionalidades, estruturas, processos de desenvolvimento e algumas alterações que podem ocorrer.
É uma área que também se dedica ao entendimento do comportamento humano, das patologias relacionadas ao sistema nervoso, da educação, da cognição e da memória.
O objetivo é desvendar como os processos mentais funcionam e como eles podem ser aplicados para ajudar o ser humano.
A neurociência tem estudado como a espiritualidade afeta o nosso cérebro e a nossa saúde mental.
A neurociência pode ser usada para entender a espiritualidade humana.
A neurociência é capaz de estudar o cérebro humano e como ele responde aos estímulos espirituais.
Estudos mostram que praticar a meditação, orar ou fazer outras atividades espirituais pode ajudar a reduzir o cortisol, o hormônio do estresse, reduz a ansiedade e a depressão, e que a oração e a meditação podem aumentar a produção de endorfinas, que são neurotransmissores associados à sensação de prazer e bem-estar, como a serotonina, que ajuda a regular o humor.
Estudos também mostra que a espiritualidade pode ter um efeito positivo na memória, na concentração e até mesmo no sistema imunológico.
Além disso, a neurociência está começando a entender como a espiritualidade pode influenciar nosso comportamento, nossas relações e nossas tomadas de decisão.
Nas últimas descobertas da neurociência eles descobriram que quando as pessoas unem as mãos ou quando as pessoas se ajoelham ou quando as pessoas olhavam para cima elas ativavam essas áreas cerebrais.
Conforme você ativa essas áreas vocês terão um aumento de produção hormonal, aumentando também a produção de ocitocina o hormônio da felicidade do prazer.
A ocitocina é um hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado na hipófise posterior, e tem a função de promover as contrações musculares uterinas durante o parto e a ejeção do leite durante a amamentação. A oxitocina ficou conhecida também como o hormônio que promove sentimentos de amor, união social e bem-estar.
Hipotálamo é uma região do encéfalo localizada logo abaixo do tálamo.
O hipotálamo coordena a maior parte das funções endócrinas, exercendo ação direta sobre a hipófise e indiretamente sobre outras glândulas como adrenais, gônadas sexuais, tireoide e mamárias. Também age sobre a regulação da temperatura, apetite, sede, ciclo do sono e sistema nervoso autônomo.
A hipófise é uma pequena estrutura situada em uma cavidade óssea que fica na base do cérebro.
No Espiritismo, a hipófise é considerada como a glândula mestre, controlando as principais funções hormonais do corpo.
Ela está localizada na base do cérebro, entre o olho direito e o olho esquerdo, e é responsável por produzir o melhor equilíbrio entre o corpo e a mente.
A hipófise ajuda a controlar a temperatura corporal, ajustes metabólicos, o ciclo menstrual, e a produção de hormônios sexuais.
Ela também é responsável por regular as funções do sistema imunológico, produzindo glândulas sudoríparas e mantendo a saúde da pele.
Além disso, ela desempenha um papel importante na regulação do sono e na produção de hormônios que controlam o humor, o apetite e o estresse.
Esse aumento de hormônios positivos e pela primeira vez na história da ciência, os cientistas deram um nome científico pra essa área e a chamaram de O Ponto de Deus, que não tem nada a ver com religião, mas tem a ver com espiritualidade.
Esta área do cérebro é ativada quando as pessoas têm experiências de alegria profunda, como em momentos de profunda conexão espiritual e religiosa. Esta área pode ser ativada através de uma variedade de meios, como meditação, oração, música, atividades artísticas, algumas drogas e jogos de computador.
O Ponto de Deus, segundo os cientistas, está localizado nos lobos temporais, regiões do cérebro localizadas acima das orelhas, responsável por processar sentimentos, memória e linguagem.
O Ponto de Deus também pode ser ativado quando as pessoas experimentam sentimentos de gratidão, de compaixão, de felicidade e de esperança. Estes sentimentos ajudam as pessoas a enxergarem o mundo de uma perspectiva mais positiva.
Outras partes do cérebro também podem ser ativadas quando as pessoas experimentam sentimentos religiosos, mas a área do lobo temporal medial é a que mais se destaca.
Quando o Ponto de Deus é ativado, as pessoas experimentam sentimentos de “amor incondicional” e de “conexão com algo maior”. Estes sentimentos são acompanhados por um aumento da produção de ocitocina, o hormônio responsável por nos sentirmos conectados com outras pessoas. Além disso, também há um aumento na produção de dopamina, que é o hormônio responsável pelo sentimento de prazer
Como ativar o seu ponto de Deus?
Quando estamos muito cansados ou estressados, temos a tendência a dar aquela olhada para cima. Quando um suicida está no alto de um prédio para se jogar, ele está olhando para baixo, e todos que estão lá embaixo, orando, rezando, meditando, estão olhando para cima, ativando o Ponto de Deus.
O que acontece com o cérebro quando oramos?
“Quando oramos acontece uma mudança no cérebro”, a mudança de comportamento e de concentração traz uma sensação zen de tranquilidade de acalanto no coração, uma cascata de neurotransmissores é liberada no cérebro incluindo a dopamina (que regula o centro do prazer), serotonina (que reduz o estresse), norepinefrina (que é um hormônio/neurotransmissor adrenérgico).
Os pontos de Deus são os princípios fundamentais que regem o universo.
Isso inclui o princípio da existência de um Deus ou de uma força superior, o princípio de que a vida espiritual é real e o princípio de que a natureza é ordenada e governada por uma lei universal.
Além disso, Deus é reconhecido como o Criador do universo, o princípio espiritual supremo, a fonte de toda a vida e a força motivadora por trás de tudo o que existe.
Os pontos de Deus são geralmente divididos em três principais categorias: crenças, valores e práticas.
As crenças de Deus incluem as crenças sobre a existência de Deus, a natureza da divindade, a natureza da vida, a natureza do pecado, a natureza da redenção e a esperança de vida eterna.
Os valores de Deus incluem o amor, a lealdade, o perdão, a justiça, a verdade, a honra, a compaixão, a humildade e a generosidade.
Finalmente, as práticas de Deus incluem a oração, a meditação, a adoração, a obediência à lei divina, a criação, o serviço e o louvor a Deus.
Esses princípios são parte integrante do que é considerado a fé cristã, mas eles também são partilhados por outras religiões e tradições que reconhecem o papel de Deus e seu plano para a humanidade.