A RESILIÊNCIA É A CHAVE PARA O SUCESSO
O significado original da palavra resiliência na física refere-se ao nível de resistência que um material pode suportar quando submetido a estresse e a capacidade de retornar ao seu estado original sem danos ou ruptura.
A psicologia pegou emprestado esse termo e cunhou o termo resiliência psicológica para se referir a como as pessoas lidam com contratempos cotidianos, em todos os níveis, e sua capacidade de se recuperar emocionalmente.
Em suma, quanto mais resiliente você for, mais bem preparado estará para lidar com as adversidades da vida. Embora haja algum debate sobre indicadores de boa resiliência, não se acredita que seja o resultado de traços de caráter ou personalidade.
Na verdade, a melhor definição da palavra é o resultado de um processo de aprendizagem ao longo da vida. Portanto, você, assim como eu, pode desenvolvê-lo, o treino começa cedo da Infância
Resiliência é a capacidade de se adaptar a mudanças e desafios, de se recuperar rapidamente de problemas e usá-los como oportunidades de crescimento. É uma qualidade humana que permite superar circunstâncias difíceis, administrar o estresse e encontrar soluções criativas para os problemas.
A resiliência envolve o processo de lidar com o estresse e os desafios adversos da vida e a capacidade de se recuperar e reconstruir após um evento traumático. Essa qualidade pode ser desenvolvida ao longo da vida, pois permite que as pessoas se adaptem às mudanças e aprendam a lidar com elas.
MUDE – VIVA UMA VIDA SAUDÁVEL E FELIZ COM O NOSSO PRODUTO DE EMAGRECIMENTO
LINK DO SITE OFICIAL DA SIBUTRAN2 OU CLICK NA IMAGEM => acesse.one/0OKxW
A resiliência pode ser desenvolvida ao longo da vida por meio de experiências positivas, apoio social e fortalecimento das habilidades de enfrentamento.
Alguns traços comuns de pessoas resilientes incluem otimismo, flexibilidade, auto eficácia, autocontrole e boas habilidades de comunicação.
A resiliência é importante porque permite que as pessoas superem desafios, adversidades climáticas e continuem em frente mesmo em circunstâncias difíceis.
Além disso, ajuda a prevenir o desenvolvimento de problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. A resiliência também é importante para comunidades e sistemas, pois ajuda a garantir a sustentabilidade e a capacidade de recuperação de desastres ou mudanças ambientais.
Por exemplo, construir uma infraestrutura resiliente é importante para ajudar a prevenir danos quando ocorrem desastres naturais.
Uma história que vale a pena compartilhar aqui é a do psicólogo existencial Viktor Frankl.
Ele era prisioneiro em um campo de concentração e teve a oportunidade de observar as mais variadas reações dos prisioneiros às atrocidades dos nazistas.
Em seu relato, ele descreveu muitas pessoas que em algum momento não aguentaram mais a dor e desistiram deliberadamente de viver.
Para fazer isso, eles se jogavam na cerca eletrificada, ou ficavam sem se alimentar. Em suas anotações, ele descreve que quem mais suportou (e sobreviveu) a dor do encarceramento foram aqueles que desenvolveram um sentido de vida, por exemplo, guardando comida para presos mais vulneráveis ou mobilizando-se para comprar remédios para outros. Segundo ele, essas ações restauram a dignidade humana porque dão às pessoas força e determinismo pessoal.
Desta maneira, temos em nosso dia a dia que desenvolver projetos que tragam um sentido a nossa existência, pois isso nos torna mais resilientes frente às adversidades da vida.
Quando temos um projeto maior para nos apoiar, entendemos que os problemas são apenas obstáculos a serem superados, pois persigo algo muito maior.
E você, tem algum projeto pessoal maior de vida?
O que realmente você espera de sua existência?
Ter um projeto maior é possuir uma causa que lhe traga sentido.
Algo que nos faça sair da cama todos os dias e que seguramente poderá trazer-lhe de quebra mais resiliência.
Concluindo então esse texto:
1 – Estabelecer metas e objetivos realistas: definir metas que sejam alcançáveis e que possam ser alcançadas de forma realista, com base na experiência e no conhecimento prévio.
2 – Aprender com os erros e usar as experiências para melhorar a próxima vez.
3 – Desenvolver habilidades para lidar com o stress, como respirar fundo, fazer exercícios, meditação, etc.
4 – Manter um sistema de suporte: como um grupo de discussão, um mentor ou um especialista, para ajudar a processar o que está acontecendo.
5 – Encontrar pontos positivos em experiências negativas: encontrar aspectos positivos nas experiências negativas, como oportunidades de aprendizado, desenvolvimento de habilidades, etc.
Posso lhe assegurar que você desenvolverá de maneira espantosa sua resiliência emocional. Milan Kundera escritor checo, exilado na França, em seu livro A lentidão afirmou que “cada possibilidade nova que tem a existência, até a menos provável, transforma a existência inteira”.