Dia de São Benedito

Anualmente, comemoramos o Dia de São Benedito em 05 de Outubro no Brasil. Uma data comemorada pela comunidade católica como uma homenagem e devoção ao Santo, considerado o padroeiro dos afrodescendentes, cozinheiros e donas de casa.

O Brasil é o único país que comemora o Dia de São Benedito em 05 de Outubro, graças a uma deferência canônica especial concedida à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, pelo Vaticano, em 1983.

Nos demais países do mundo, esta data é celebrada em 04 de Abril, data da morte de São Benedito.

Benedito Manasseri nasceu em 1526, na ilha da Sicília, na Itália, em uma família de escravos africanos. Por ser negro, sofreu muito preconceito durante a infância.

A família de Benedito fora muito fervorosa em sua fé católica. Durante a infância, ele pastorava ovelhas nas montanhas, mas ao completar 21 anos ingressou em uma comunidade eremita da Irmandade de São Francisco de Assis.

Ele era conhecido pela sua humildade e desapego aos bens materiais, vivendo uma vida simples e feliz, seguindo os ensinamentos de Cristo e extremas penitências religiosas.

Vários nobres, teólogos, sacerdotes, ricos e pobres procuraram os conselhos e os direcionamentos religiosos de Benedito, transformando-se numa personalidade de grande influência religiosa na cidade de Palermo, onde residia.

Benedito morreu em 04 de Abril de 1589, como um simples frade franciscano na cozinha do convento onde trabalhava, em completo desapego às coisas terrenas.

São Benedito foi canonizado em 1807 pelo papa Pio VII.

Oração de São Benedito

“Glorioso São Benedito, grande Confessor da fé, com toda confiança venho implorar a vossa valiosa proteção. Vós, a quem Deus enriqueceu com os dons celestes, impetrai-me as graças que ardentemente desejo, para maior glória de Deus.

Confortai o meu coração nos desalentos! Fortificai minha vontade para cumprir bem os meus deveres! Sede o meu companheiro nas horas de solidão e desconforto!

Assisti-me e guiai-me na vida e na hora da minha morte, para que eu possa bendizer a Deus nesse mundo e gozá-lo na eternidade. Com Jesus Cristo, a quem tanto amastes.

Assim seja. Amém!”

Na Umbanda, São Benedito é representado pelo Orixá Ossain. Ele é o dono, pai das plantas, das folhas e o senhor dos segredos medicinais e de magias verdes. O grande dono das matas, considerado o orixá dos milagres, pois consegue realizar a cura de diversos males. Um verdadeiro defensor da saúde e aliado das pessoas que buscam uma vida saudável em seu dia a dia.

Possui um comportamento bastante discreto, reservado, é considerado um dos orixás mais misteriosos no Candomblé, não muito visto nos terreiros. Por possuir um vasto conhecimento sobre o universo das plantas, proporciona a cura de todos os males de forma muito natural. Por possuir também o dom da feitiçaria, é também responsável pelo alcance de bens materiais, prosperidade, ganhos de dinheiro.

De acordo com a mitologia ioruba, Ossain é filho de Oxalá e Nanã, irmão de Oxumaré, Ewá e Obaluaiê. Um ser que vaga em meio à natureza, cultiva tudo que é belo, cultiva as plantas, as folhas, a magia verde infinita sendo intermediárias para a harmonia energética do ser humano.

Por ser muito misterioso, pouco se sabe sobre sua história. Na mitologia, acredita-se que Ossain tenha se envolvido com Iansã, porém seu vínculo é maior com Oxóssi. Possuíam reciprocidades.

Na mitologia indígena, Ossain está relacionado às figuras como a caipora e saci-pererê. No Sincretismo Católico, está associado a São Benedito (protetor dos escravos e afro ascendentes).

Desde cedo, Ossain tinha interesse pelas plantas e suas potencialidades, por isso dava muita relevância, estudava muito sobre a natureza. Segundo uma de suas lendas, um dia, ele encontrou o orixá Orunmila que descia do céu portando-se de muitas folhas em suas mãos. Aí, ela indagou Ossain:

— Para onde vai, Ossain?

— Vou buscar folhas para fazer remédios para alguns doentes aqui na Terra – respondeu Ossain.

Ao perceber que Ossain dedicava-se muito em conhecer as plantas, a magia da natureza com seus dons, Orunmila o convidou para conhecer cada uma das plantas, instruindo a magia proporcionada por cada uma delas, revelando seus verdadeiros mistérios milagrosos, seus nomes, suas associações entre outros conhecimentos.

Após essas explicações e interpretações, eles desceram a Terra, espalharam todas as folhas pelo planeta à disposição de todos os seres vivos.

As principais características dos filhos de Ossain são: pessoas engraçadas, alegres, persistentes, pacientes, um pouco reservadas, amam aventuras amorosas, trabalham muito para conquistar vida estável e independência, adoram o conhecimento e costumam tomar posse dele. Não são ansiosos, são cautelosos e sistemáticos. Muitas vezes, preferem o isolamento.

Agora, vamos às principais características de Ossain:

  • Bebida: suco de frutas.
  • Comidas: abacate, banana frita, pamonha, amendoim torrado.
  • Chakras: frontal e cardíaco.
  • Cores: verde e branco.
  • Sincretismo: São Benedito (protetor dos escravos e afrodescendente).
  • Comemoração: 05 de Outubro.
  • Dia da semana: quinta-feira.
  • Corpo humano: artrite e reumatismo.
  • Elemento: Terra.
  • Ervas: quebra-pedra, mamona, coqueiro, café (todas as ervas são consagradas a ele, pois ele vela um cesto com todas as ervas do mundo; é ele quem distribui as ervas aos outros orixás).
  • Flor: flores do campo.
  • Metais: estanho e latão.
  • Pedras: Amazonita, Esmeralda, Jadeíta, Turmalina Verde e Rosa.
  • Quizila: ventania (porque uma vez Exu fez soprar uma ventania e todas as folhas do seu cesto se espalharam. Cada orixá correu em direção a uma folha e passou a usar em seus banhos e como erva de poder).
  • Símbolo: ferro com 7 pontas e um pássaro no centro.
  • Pontos da natureza: clareira das matas.
  • Saudação: “Ewé Ó”. Seu significado é: “Salve as folhas!”

Viva São Benedito! Salve, salve Ossain!

Beijos