O Salmo 23 ajuda-nos a superar os momentos difíceis, em que pensamos que não seremos capazes de enfrentar as dificuldades que a vida nos apresenta, sendo também o Salmo que ajuda a atrair a prosperidade e que nos tranquiliza o coração, dando-nos a segurança de que Deus olhará sempre por si. Este é um poderoso Salmo de proteção.
O Salmo 23 é uma fórmula pela qual podemos modelar nosso pensamento. … Contudo, o poder deste salmo não está em memorizar as palavras e, sim, em meditar … O valor deste texto está no fato de que ele representa uma visão positiva da vida.
Trouxe aqui um trecho, muito significativo,extraído do livro “Seguro Nos Braços do Pastor,” escrito por Max Lucado, que mostra de uma maneira irretocável, a profundidade evangélica e teológica do Salmo 23:
“Guia-me mansamente a águas tranquilas”, declara Davi. E, caso percamos o ponto, ele repete a frase no próximo versículo: “… guia-me pelas veredas da justiça.”
“Guia-me.” Deus não está atrás de mim gritando “Vá!”
Ele está à minha frente convidando “Venha!” Deus está à frente, aplainando a trilha, cortando os galhos, mostrando o caminho.
Ele nos guia e nos diz o que precisamos saber, quando precisamos sabê-lo.
Deus nos guia. Deus fará a coisa certa no tempo certo.
E que diferença faz acreditar, como o salmista, que o amor de Deus supre as nossas necessidades! E nos faz novas pessoas, limpa nossas emoções das negatividades que infelizmente cultivamos, aplaca a aflição, a ansiedade e a inquietação, proporcionando paz. Nada há de nos faltar!
Deus está guiando você. Deixe para amanhã os problemas de amanhã. […] Não precisamos saber o que acontecerá amanhã.
Precisamos apenas saber que Ele nos guia, e que “acharemos graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno” (Hb 4.16).
Salmos 23
1 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
2 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
3 Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.
“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum porque tu estás comigo”.