20 EXERCÍCIOS PARA REFORMA ÍNTIMA

20 EXERCÍCIOS PARA REFORMA ÍNTIMA

O que é a Reforma Íntima Segundo o Espiritismo?

A Reforma Íntima é um processo, é a busca contínua do auto conhecimento, da nossa intimidade espiritual, modelando-nos progressivamente na vivência evangélica, em todos os sentidos da nossa existência.

É a transformação do homem velho, carregado de tendências e erros seculares, no homem novo, atuante na implantação dos ensinamentos do Divino Mestre, dentro e fora de si.

Em outras palavras podemos dizer que a reforma íntima é o processo de mudança interior que faz com que nós, seres encarnados tenhamos pensamentos e ações que nos levem a emanarmos boas energias, as quais contribuirá com o crescimento espiritual.

Para descobrir quem somos basta apenas boa vontade e humildade.

Por que a Reforma Íntima?

Porque é o meio de nos libertarmos das imperfeições e de fazermos objetivamente o trabalho de melhoramento dentro de nós, conduzindo-nos compativelmente com as aspirações que nos levam ao aprimoramento do nosso espírito.

Para que a Reforma Íntima?

Para transformar o homem e a partir dele, toda a humanidade, ainda tão distante das vivências evangélicas. Urge enfileirarmo-nos ao lado dos batalhadores das últimas horas, pelos nossos testemunhos, respondendo aos apelos do Plano Espiritual e integrando-nos na preparação cíclica do Terceiro Milênio.

Onde fazer a Reforma Íntima?

Primeiramente dentro de nós mesmos, cujas transformações se refletirão depois em todos os campos de nossa existência, no nosso relacionamento com familiares, colegas de trabalho, amigos e inimigos e, ainda, nos meios em que colaborarmos desinteressadamente com serviços ao próximo.

Quando fazer a Reforma Íntima?

O momento é agora e já; não há mais o que esperar. O tempo passa e todos os minutos são preciosos para as conquistas que precisamos fazer no nosso íntimo.

Como fazer a Reforma Íntima?

O médium Francisco Cândido Xavier deixou-nos uma frase que nos direciona às consequências da reforma íntima:

“A paz em nós não resulta de circunstâncias externas e sim da nossa tranquilidade de consciência no dever cumprido”.

Deixou-nos entre seus grandes ensinamentos, 20 exercícios- um roteiro – para se buscar a reforma íntima.

 

 

  1. Executar alegremente as próprias obrigações.
    2.Silenciar diante da ofensa.
    3. Esquecer o favor prestado.
    4. Exonerar os amigos de qualquer gentileza para conosco.
    5. Emudecer a nossa agressividade.
    6. Não condenar as opiniões que divergem da nossa.
    7. Abolir qualquer pergunta maliciosa ou desnecessária.
    8. Repetir informações e ensinamentos sem qualquer
    azedume.
    9. Treinar a paciência constante.
    10. Ouvir fraternalmente as mágoas dos companheiros sem
    biografar nossas dores.
    11. Buscar sem afetação o meio de ser mais útil.
    12. Desculpar sem desculpar-se.
    13. Não dizer mal de ninguém.
    14. Buscar a melhor parte das pessoas que nos comungam a experiência.
    15. Alegrar-se com a alegria dos outros.
    16. Não aborrecer quem trabalha.
    17. Ajudar espontaneamente.
    18. Respeitar o serviço alheio.
    19. Reduzir os problemas particulares.
    20. Servir de boa mente quando a enfermidade nos fira.(Francisco Cândido Xavier)

1- Executar alegremente as próprias obrigações

A nossa felicidade depende da energia que iremos depositar nas coisas e atitudes que tomamos. Quando somos gratos pelas experiências na terra ela irá nos fornecer uma estabilidade de vida melhor.

2- Silenciar diante da ofensa

Quando alguém lhe ofender ou ser injusto com você, não dê o troco. Apenas agradeça. Porque pior do que ser ofendido é ser o ofensor.

3- Esquecer o favor prestado

Não fique preso as caridades que você já realizou, apenas continue executando e nunca engrandeça as suas boas ações. Porque não é esse o sentido da caridade, mas apenas uma demonstração de amor ao próximo.

4- Exonerar os amigos de qualquer gentileza para conosco

Quando realizar algo de bom não espere nem ao menos um ‘obrigado’ Porque ajudar as pessoas não é algo que devemos cobrar algo em troca e sim um dever perante o seu papel como espírito em evolução.

5- Emudecer a nossa agressividade

Não deixe que a raiva e a energia negativa de outras pessoas envolvam você. Controle as suas palavras e não entre em brigas.

6- Não condenar as opiniões que divergem da nossa

Se alguém discordar de você, não condene essa pessoa. Afinal, como você sabe se ela está certa ou não? E não somos feitos para julgar ninguém.

7-Abolir qualquer pergunta maliciosa ou desnecessária

Não se irrite com as ofensas, se alguém te incomodar, esqueça esse acontecimento e não tome para si a negatividade das palavras.

8- Repetir informações e ensinamentos sem qualquer azedume

Repetir é progresso, significa que alguém está interessado em realmente aprender, em saber. E para aquele que repete é ainda melhor pois quem muito fala, precisa muito ouvir! Então que ao repetir, tenhamos amor, paciência e agradecimento a Deus pela oportunidade de falarmos novamente sobre um determinado assunto

9- Treinar a paciência constante

Aguente firme e forte os desafios diários, tenha resignação, não perca a fé e acalma o seu coração. Porque assim como a felicidade não é eterna as tristezas também não são. Então tenha paciência porque um novo dia chegará.

10- Ouvir fraternalmente as mágoas dos companheiros sem biografar nossas dores

Muitas vezes queremos desabafar e quando menos esperamos o nosso ouvinte que escolhemos por amigos começa a comparar suas dores, a relatar seus problemas e dizer a quem desabafa que ele não está passando por nada comparado ao que outros vivem. Nesse momento volte para o passo 7 “Abolir qualquer pergunta maliciosa ou desnecessária.”

11- Buscar sem afetação o meio de ser mais útil

Seja proativo, busque sempre se melhorar e ajude sempre que puder as pessoas que estão ao seu redor.

12- Desculpar sem desculpar-se

Esteja tão bem com sigo mesmo que se alguém quiser te magoar não irá conseguir e quando alguém vir te pedir desculpas não será necessário. Porque você compreende a pessoa e não a julga.

13- Não dizer mal de ninguém

Não julgue as pessoas e comente nada sobre ninguém, você não sabe as dificuldades que ela está enfrentando e não conhece verdadeiramente o seu problema.

14- Buscar a melhor parte das pessoas que nos comungam a experiência

Procure o lado bom das pessoas e valorize somente isso. Esqueça os defeitos isso não te diz respeito.

15- Alegrar-se com a alegria dos outros

Estamos juntos caminhando para o mundo de regeneração, então a evolução espiritual de uma pessoa é a alegria para nós também. Porque dependemos uns dos outros para sermos felizes, então a conquista ‘pessoal’ de alguém é a nossa também.

16- Não aborrecer quem trabalha

Tem o velho ditado: Se não quer ajudar, não atrapalhe. Seja suave

17- Ajudar espontaneamente

Seja proativo.

18- Respeitar o serviço alheio

O respeito mútuo deve ser constante. Todo trabalho é válido. Tudo o que executamos com amor e com vontade é reconhecido pelo Pai. Não há melhores, nem piores.

19- Reduzir os problemas particulares

Será que tudo é motivo de sofrimento? Entenda que estamos passando apenas por provas então seja grato pelas dificuldades.

20- Servir de boa mente quando a enfermidade nos ferir

Tenha estabilidade emocional para lidar com todas as dificuldades, saiba que não deve sofrer eternamente, então solucione o problema e não viva de amarguras.

Comecemos a nossa reforma íntima.

Através da reforma íntima e do processo de autoconhecimento. É preciso assumir o controle de nossa evolução, enquanto não estamos dispostos a crescer, a dor vai nos educando.

E ainda, as imperfeições como o ciúmes, a mágoa, a raiva são as causas desses sofrimentos.

Por isso, é necessário supera-las