A glândula pineal, também conhecida como conarium, epífise cerebral ou simplesmente pineal, é uma pequena glândula endócrina no cérebro dos vertebrados. A glândula pineal produz melatonina, um hormônio derivado da serotonina que modula os padrões de sono nos ciclos circadianos e sazonais.

A forma da glândula se assemelha a uma pinha, daí o seu nome. A glândula pineal está localizada no epitálamo, perto do centro do cérebro, entre os dois hemisférios, escondida em um sulco onde as duas metades do tálamo se unem.[1][2]

Segundo a obra de André Luiz, Missionários da Luz (1945)5,  compre aqui .  A Pineal é a glândula da vida mental. Ela acorda no organismo do homem, na puberdade, as forças criadoras e, em seguida, continua a funcionar, como o mais avançado laboratório de elementos psíquicos da criatura terrestre.

O terceiro olho

Para algumas religiões, como a Doutrina Espírita de Allan Kardec, a glândula pineal está ligada ao que chamamos de terceiro olho. Isso porque, acreditam que a glândula seja a responsável pela conexão que existe entre os seres humanos e o mundo da espiritualidade. Por conta disso, também é chamado de “olho da consciência”.

Assim, é comum ver a glândula pinela sendo representada pelo Olho de Hórus egípcio. Nesse sentido, o olho seria aquele que vê tudo e, por consequência, sabe de tudo. Além disso, a ideia de luz e espiritualidade é aderida ao terceiro olho.

Você sabia?

O filósofo Descartes acreditava que a glândula pineal fazia ligação com o mundo espiritual. Assim, era chamada de “assento principal da alma”;

O espiritismo acredita que a glândula pode ser a ligação entre o mundo físico e o mundo espiritual.

Como a glândula pineal é ativada?

A glândula pinela é responsável pela produção de dois hormônios essenciais para o funcionamento do organismo, a melatonina e serotonina. Dessa forma, a melatonina é ativada quando há pouca presença de luz, ou seja, durante a noite. Já a serotonina é produzida durante o dia, dando energia e vontade para realizar as atividades.

Exercício para ativar a glândula pineal

Junte dois dedos e pressione-os contra o seu terceiro olho. Mantenha seus dedos lá por dois minutos, enquanto respira profundamente. Faça isso regularmente e você vai começar a ver o mundo através de olhos muito mais relaxados, aceitadores.

Veja esse vídeo para saber mais sobre a Glândula Pineal

https://www.youtube.com/watch?v=n4B9lplUY1g&feature=youtu.be