QUAL A VERDADEIRA ORIGEM E HISTÓRIA DA PRECE DE CÁRITAS?

A prece de Cáritas tem sido constantemente orada por várias gerações de espíritas, umbandistas e espiritualistas.

Quando recitada com a entonação correta, é uma prece de proteção extremamente eficaz, mesmo para iniciantes. Diz-se que “CÁRITAS” era um espírito que se comunicava através da médium Madame W. Krell, num grupo de Bordeaux (França), sendo ela uma das maiores psicografas da história do espiritismo.

Esta prece foi psicografada em França pela médium “Madame W. Krell” durante a noite de Natal de 1873 e hoje é procurada por mais de 50.000 pessoas todos os meses (só) na Internet!

E foi ditada pela suave Cáritas, de quem são, ainda, outras comunicações conhecidas, como:

“A esmola espiritual” e “Como servir a religião espiritual”.

Todas as mensagens que Madame W. Krell psicografava em transe encontram-se no livro Rayonnements de la Vie Spirituelle, publicado em Maio de 1875 em Bordeaux, inclusive, a própria prece de Cáritas escrita em francês (tal e qual como foi transmitida).

PARA QUE SERVE A PRECE DE CARITAS?

Ao fazer a sua oração você pode sentir uma elevação e purificação da alma, inspiração ao amor próprio e caridade com o próximo. Para além disto e como já foi dito acima, é uma oração muito boa para proteção, basta ler algumas frases para constatar isso mesmo!

Podemos dizer, então, que a Prece de Cáritas possui diversas funções.

Além de nos aproximar de Deus, ela também é capaz de nos oferecer maior paz, serenidade e tranquilidade.

Ao mesmo tempo, nos ajuda em tempos de provação e tentação, não nos deixando ceder ao mal e nos dando força para continuar no caminho certo.

Isso acontece, principalmente, porque os seus versos são muito poderosos e emanam uma energia extremamente positiva, que penetra diretamente no corpo e na alma de todas as pessoas.

As preces são muito comuns em toda e qualquer religião. Elas se tornaram uma forma especial de se comunicar diretamente com Deus. Além de fazer pedidos ao todo poderoso, por meio delas, é possível conversar e até mesmo se expressar de forma respeitosa e correta perante o Criador.

Nota: é importante que você faça esta oração de uma forma sentida e não de uma forma mecânica e decorada! Pela sua sublime beleza e poder, a prece de Caritas merece todo o seu amor e compreensão!

A Prece de Cáritas é muito conhecida, principalmente no meio espírita. É uma oração muito forte, que alcança a profundidade da alma e proporciona uma elevada serenidade e paz de espírito.

Fato é que existem vários relatos apontando o grande poder dessa reza, trazendo paz, luz, tranquilidade e amor.

Vamos, enfim, conhecer a prece e entender o seu significado de forma muito minuciosa e atenciosa.

 

                      Prece de Caritas.

 

“Deus, nosso Pai, que tendes Poder e Bondade, dai a força àquele que passa pela provação, dai a luz àquele que procura a verdade, ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.”

Neste início, pode-se perceber que a pessoa que está rezando faz pedidos a todos os espíritos que o estão escutando. A principal preocupação deste trecho é não ceder às tentações que são colocadas em seu caminho, para isso é preciso evoluir e se tornar um ser melhor por meio da ajuda de Deus. 

“Deus! Dai ao viajor a estrela-guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso. Pai! Dai ao culpado o arrependimento, ao Espírito a verdade, à criança o guia, ao órfão o pai. Senhor! Que Vossa bondade se estenda sobre tudo que criastes. Piedade, Senhor, para aqueles que Vos não conhecem, esperança para aqueles que sofrem. Que a Vossa bondade permita aos Espíritos consoladores derramarem por toda parte a paz, a esperança e a fé.”

No trecho anterior, a pessoa que está rezando mostra que não está preocupada apenas consigo mesma, mas também com todos aqueles que precisam de ajuda e luz em seus caminhos. Por isso pede aos espíritos que sentimentos bons, como paz e esperança, apareçam não somente em sua vida, mas na vida de todas as outras pessoas. 

“Deus! Um raio, uma faísca do Vosso amor pode abrasar a Terra; deixai-nos beber na fonte dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão, todas as dores acalmarão. Um só coração, um só pensamento subirá até Vós, como um grito de reconhecimento e de amor. Como Moisés sobre a montanha, nós Vos esperamos com os braços abertos, oh! Bondade, oh! Beleza, oh! Perfeição, e queremos de algum modo alcançar a Vossa misericórdia.”

Finalmente próximo de Deus, a prece reconhece todo o amor e a bondade que existe no Senhor. Assim, ele é capaz de colocar tudo isso em nossas vidas. Se isso acontecer, seremos levados para um caminho iluminado, que irá nos ajudar a evoluir e a nos tornamos pessoas melhores.

“Deus! Dai-nos a força de ajudar o progresso, a fim de subirmos até Vós, dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão; dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas o espelho onde se refletirá a Vossa Santíssima Imagem.” 

Por meio da caridade, da fé e da razão, aquele que está rezando poderá, enfim, se tornar digno de Deus, pois refletirá tudo aquilo que ele nos ensina. 

“Assim é, e assim será!”