CAPÍTULO XXVI

AUTO CORREÇÃO

SE PREFERIR FAÇA O DOWNLOAD AQUI DESSE CAPÍTULO

 

INVOCAÇÃO:  Oh, Poderosa e Infinita Presença!

Amor Todo Envolvente, Infinita em Tua Atividade, bondosa em Teu Poder Amoroso, Nós Te saudamos de coração, face a face, transbordando eterna gratidão pelo extravasamento de Tua Poderosa Energia – pelo uso de Tua Sabedoria diretora, pela Presença de Tua Opulência em Nossos Lares e uso.

Nós nos proclamamos a parte ativa de Ti, Autoconsciente de Tua Divindade, mantendo a cada hora Teu Supremo Comando.
Eu vos trago saudações da Grande Hoste, que dirige e que observa toda atividade.

 

DISCURSO

Nós todos nos regozijamos extraordinariamente com a maravilhosa e amorosa presença dos estudantes, pela grande harmonia, alegria e realização que estão atingindo.

Quão poderosamente aquela Milagrosa Presença “EU SOU” pode manifestar e manifestará Seu Domínio, se uma tal condição admirável for mantida!

Eu vos digo, sem nenhuma vacilação: ela pode ser mantida, sempre crescendo mais e mais na compreensão daquela Presença de Deus, em Seu Supremo Poder de Amor Divino.

Todo estudante deveria ter presentes, com certeza absoluta, que nesse poder vivificante da “Presença EU SOU” dentro do seu Ser, todo o bem ou mal é ativado.

Se dentro da consciência existirem latentes – rebelião, ressentimento ou a inclinação a julgar, significa que tudo será resolvido e trazido à superfície para ser consumido, e Eu vos digo, sem vacilação alguma:

a menos que o discípulo conscientemente elimine aquilo que é trazido à superfície, aquilo o consumirá.

Se alguém nota que está se deixando levar pela ira, deverá tomar as rédeas e, emitindo comando através da “Presença EU SOU”, declarar: “Que isto seja governado harmoniosamente”.

Agora, deixai-me lembrar novamente aos discípulos que o fator primordial para o seu progresso é a autocorreção, e não há pessoa, lugar, condição ou coisa a culpar pelo que eles entretém, a não ser a si próprios.

Isto é o que há de mais imperativo para o seu progresso futuro; se chegaram a um ponto em que tais condições sutis ocorrem, é preciso que elas sejam esclarecidas e inteiramente compreendidas, de outro modo os discípulos se encontrarão enfrentando condições que são incapazes de controlar.

Por estarem os discípulos avançando a passos largos dentro do autocontrole, torno a repetir, para que sejam suficientemente encorajados, sobre a necessidade cada vez maior da plena aceitação dessas grandes Leis da Vida, e sua boa-vontade em aplicar o grande chicote da autocorreção.

Digo-vos francamente e falo por experiência, que a atividade externa, a que denominamos humana, tem que ser corrigida sem vacilação, antes de ser submetida ao domínio do Divino Comando.

A razão de Eu ter ministrado o uso do Raio ou da Chama através da mão, é que as mentes de alguns estão afinando e elevando com mais rapidez do que a estrutura atômica do corpo.

Esta atividade de passar a mão sobre o corpo manterá o equilíbrio da aceleração da mente e a elevação da estrutura atômica.

Agrada-me muito dar toda a assistência aos discípulos, e o faço com a melhor boa-vontade, mas há certos limites além dos quais não posso ir, por motivo do processo autoconsciente dos estudantes, progresso esse que eles devem efetuar por si mesmos. Permitam-me, entretanto, advertir-lhes de que em nenhuma ocasião podem dividir a atenção da “Presença EU SOU”.

Fazer isto significa que estão enfraquecendo a corrente de energia e dando poder a coisas exteriores – simplesmente retardando o seu progresso. Falo por experiência.

Não é possível dividir a atenção, repartindo- a entre a Presença EU SOU” e as coisas exteriores, a fim de se prosseguir para mais além de um certo ponto de realização.

Não desejo causar qualquer choque a nenhum discípulo, porém devo expor a verdade: se eles que chegaram até este ponto não forem capazes de manter sua atenção inteiramente sobre a “Presença EU SOU” estarão fechando aporta à Nossa assistência por muito tempo”.

Não é necessário que tal aconteça se os discípulos seguindo a diretriz, fizerem esforço sincero cada vez que a atenção se dispersar, trazendo- a de volta com firme determinação, dizendo: “Dou todo o poder à Presença ‘EU SOU’ que Eu Sou, e recuso para sempre a aceitar qualquer outra coisa”.

Desejo preparar os discípulos, pois tempo virá em que não poderão apoiar-se em Nossos Mensageiros, mas sim confiar em sua própria habilidade para ligar-se à “Presença EU SOU” com uma tal firmeza, que recebam sempre Seu Grande poder Sustentador.

É um erro e uma atitude inútil, da parte do discípulo, depois de meses de instrução diária, deixar-se prostrar por um sentimento de depressão ou dúvida a respeito do Poder Interior ou da própria habilidade em aplicá-lo. Esta atitude infantil da mente, além de incorreta, com o tempo fechará a porta, caso não seja impedida.

Todo estudante deveria assumir uma posição positiva no momento em que qualquer espécie de discórdia tentasse penetrar- lhe na mente, e afirmar seu domínio, declarando: “EU SOU a Poderosa Presença que governa minha vida e meu mundo e EU SOU a Paz, a Harmonia e a Coragem Auto-sustentadas que me conduzem serenamente através de tudo com que possa me defrontar”.

É tão importante que os estudantes obtenham benefício destes ensinamentos, que devemos interrompê-los até que sejam assimilados; pois depende da capacidade do discípulo em captar o conteúdo das instruções para que o Grande Juiz determine o que será ministrado na vez seguinte.

Não podemos, em circunstância alguma, conduzir o discípulo além do ponto em que ele esteja bem fortalecido.

Devo dizer, para proteção dos discípulos, que se certos fenômenos se manifestarem em torno deles, permaneçam calmos, equilibrados e impassíveis todo o tempo; continuem serenamente, não permitindo que sua atenção se fixe nisso, porque é provável que neste grupo de discípulos alguns tenham gerado suficiente energia, de conhecimento adquirido no passado, a ponto de produzir determinados fenômenos.

Em tal caso, devem afirmar com determinação: “EU SOU a Presença que governa isto e que o utiliza para Sua mais alta expressão e uso”.

Eu vos asseguro que não necessitais desejar que se produzam manifestações sobrenaturais, porque a Lei natural de vosso Ser, em seu progresso contínuo, produzirá abundantes manifestações quando estiverdes preparados para isso.

Observai, que não me refiro de modo algum ao aparecimento dos Mestres Ascensionados, pois é algo inteiramente diferente, e não para ser interpretado como fenômeno.

Penso que constitui grande Sabedoria o discípulo fazer a seguinte afirmação, antes de ouvir ou ler alguma instrução: “Grande Presença EU SOU, tomai-me dentro de Vós, instruí-me e fazei com que eu retenha a memória completa destas instruções interiores”.

Como Mensageiro da Luz, esse treinamento é essencial, mas o pensamento não deverá, absolutamente, produzir ansiedade ou tensão no desejo de procurar reter, porque semelhante atitude pode facilmente fechar a memória externa em relação à experiência interna.

Não posso deixar de sorrir ao ver que alguns discípulos estão prestes a experimentar as coisas mais surpreendentes, mas confio em que se manterão sempre serenos seja qual for a experiência, sabendo que “EU SOU a Única Eterna, Auto-sustentada Vida em ação”, e que removerão para sempre de suas consciências a existência de tal condição chamada morte, em qualquer lugar do Universo.

A atividade externa da mente e do mundo, é uma passageira Maya*, móvel como as areias do deserto, e não deve causar a ninguém qualquer temor, porque: “EU SOU a Vida Eterna, que não tem princípio nem fim”.

Do coração do Grande Silêncio brota a Incessante Corrente de Vida da qual cada um é uma parte individualizada.

Essa Vida sois vós; eterna, perfeita, auto-sustentada, e os trajes com que Ela Se reveste são de pouca importância, até que chegueis à posição de reconhecer que vossa realização vos tornou preparados para a “Túnica Inconsútil“, auto-sustentada e radiante em todas as cores prismáticas.

Então, podereis verdadeiramente regozijar-vos naquela eterna roupagem, que é sempre radiante e imutável, que vos retira da roda de causa e efeito e vos torna um Ser “de Causa” apenas.

Essa Causa é a radiação do Amor Divino, perenemente fluindo e se expandindo de vossa consciência equilibrada, estável, radiante centro divino, isto é, o Coração da “Presença EU SOU”, que é juventude e beleza eterna, a Onisciente Presença, contendo, na Sua ação autoconsciente, o passado, o presente e o futuro, que afinal são apenas o Único Eterno Agora.

Assim, é a eterna eliminação de todo o tempo e espaço.

Então encontrareis vosso mundo povoado de Seres Perfeitos, vossas construções decoradas – com as jóias mais seletas; e vós no centro de vossa criação a “jóia no Coração do Lótus” sendo suas pétalas as grandes avenidas de Sua Perfeita Atividade.

Este é um quadro singelo daquilo que vos aguarda, acenando- vos para que entreis em vosso perfeito e eterno lar e radiação.

Como vedes, sinto essa gloriosa radiação, e se conseguirdes centralizar-vos na Presença do Amor Divino e ai permanecer firmemente, que admiráveis experiências vos advirão, isto se puderdes impedir a interferência da atividade externa da mente!

Quando alguém assume a atitude – “EU SOU a Presença do Amor Divino em todo o momento”, fará coisas admiráveis.

Se usar esta afirmação, com sentimento, poderá manter sempre fechada a porta às atividades externas da mente.

A solução para cada problema está sempre à mão, porque a “Presença EU SOU” perenemente contém todas as coisas dentro de Si.

Um pedido é o impulsor da solução para que se manifeste.

“EU SOU” é o Princípio Ativo Inteligente dentro de vós, o Coração de vossos seres, o Coração do planeta e o Coração do sistema.

Não posso deixar de relembrar-vos: cada vez que dizeis “EU SOU”, estais liberando a Una, Toda-Poderosa Energia Inteligente, Poder e Elemento Auto-sustentado. Persisti e alcançareis uma condição suprema e maravilhosa!

Quando olhais o Sol físico, em realidade estais olhando o Grande Sol Central, o próprio Coração da “Presença EU SOU”.

Deveis assumir a atitude incondicional de que a “Presença EU SOU governa completamente este corpo físico e compele-o à obediência”.

Quanto mais atenção derdes ao vosso corpo mais ele vos prejudicará com suas exigências e domínio.

Quando o corpo físico estiver cronicamente enfermo ou frequentemente apresentando distúrbios, isso prova que lhe foi dada atenção especial por longos anos, do que resultou uma ou outra perturbação, e nunca melhorará até que a pessoa assuma uma atitude positiva e o obrigue à obediência.

Podeis, positivamente, produzir qualquer coisa que queirais em vosso corpo físico, se fixardes a atenção em sua Perfeição, mas não permitais que ela se detenha sobre suas imperfeições.

Para a Ascensão: “EU SOU a Presença que comanda”. Usai esta afirmação frequentemente, pois ela aquieta a atividade externa, e assim ficais centralizados na atividade do Amor.

No mesmo instante em que perceberdes algo discordante, afastai- vos dele.

Tendes o Cetro do Poder em vossa consciência – usai-o sempre!

Deveis apenas seguir o mandamento de Jesus: “Não olheis o homem segundo a carne”.

Isto significa exatamente o que diz: não reconheçais imperfeição humana, seja em pensamento, em sentimento, palavra ou ação.

Um fator muito poderoso para usar em problemas, é assumir a simples consciência: “Deus em mim, Presença ‘EU SOU’, manifesta- Te!

Governa e resolve esta situação harmoniosamente”.

Operará prodígios, pois tudo que deveis fazer é invocar instantaneamente a “Presença EU SOU” e fazê-la trabalhar.

Jesus disse: “Pedi, e vos será dado; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á”.

Dizei pois, ao vosso Ser Divino:

“Ouve-me, Deus! manifesta-te e cuida disto”.

Deus quer que vós O façais trabalhar.

Isto libera o fluxo da Energia Divina, Inteligência e Substância que logo cumprirão a ordem.

  1. T Em sânscrito significa ilusão: o que pertence ao mundo da aparência.

 

Voltar para o Vigésimo Quinto Capítulo DISCURSO XXV – Dia de Natal

Ir para o Vigésimo Sétimo DISCURSO XXVII – Peregrinação de Jesus