Há muitos debates no meio espírita sobre a alma e a evolução dos Animais. Será que eles agem por instinto? São seres pensantes? Como é a comunicação deles? Possuem ou não o livre arbítrio? Têm ou não alma?

Como base de estudo o capítulo XI, parte II, “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec, vamos às perguntas e respostas:

–   Se compararmos o homem e os animais em relação à inteligência,  parece difícil estabelecer a linha de       demarcação, porque certos animais têm, nesse terreno, notória superioridade sobre certos homens. Será     que os animais têm uma inteligência avulsa ou são um bando?

Uns querem que o homem seja um animal, e outros que o animal seja um  homem. Estão todos errados. São seres distintos. O homem é um ser à parte, que desce, às vezes, muito baixo ou que pode se elevar muito alto. No físico, o homem é um dos animais bem menos provido que muitos entre os outros animais. A nossa mente nos apodrece. Os animais têm a mente pura, não apodrece. Os animais apodrecem de acordo com a situação do ambiente. O homem faz a vida dele, já o animal não. O homem vive no habitat, na Terra e se esta estiver poluída, ele corre o risco de adquirir, por exemplo, problemas no pulmão devido à poluição. Já o animal não terá problemas no pulmão devido ao cigarro, por exemplo, como o homem, pois ele não fuma.

–  Pode-se dizer que os animais vivem por instinto?

Sim. Os animais têm inteligência limitada. Eles possuem o instinto.

– Os animais têm uma linguagem?

Não, mas conversam mentalmente entre si por meio simbólico. Por exemplo: olhe os olhos de um cachorro. Será que um cachorro conversa com outro cachorro? Não. Eles se entendem e se sentem.

–  Os animais possuem livre arbítrio?

Eles não são simples máquinas como achamos. A liberdade de ação deles, porém, é limitada. Infelizmente, os animais estão destinados e predestinados a viver o problema do planeta.

– O animal aqui na Terra quando morre, ele acaba?

Não. Existe evolução para o animal também. Após a morte, o animal vai para o plano animal, o campo deles. Por exemplo: um cavalo é um cavalo e na próxima vida, poderá voltar como um cachorro (continua sendo animal).

– O animal tem carma?

O animal não tem carma, pois não possui livre arbítrio. Os animais reencarnam em até cinco dias para ajudar os homens.

– Os animais ficam ou não como espíritos errantes como o homem?

Não. Os animais não ficam como espíritos errantes como o homem, ou seja, não ficam um tempo sem estar reencarnados. Não existe expiação e provas para o animal.

– Nos mundos superiores, os animais conhecem a Deus?

Não. O homem é um deus para os animais, como antigamente os Espíritos foram deuses para os homens. Nós, seres humanos, somos os deuses dos animais.

Segundo o Espiritismo, os animais estão em evolução, mas nunca vão virar homem. Os animais não têm carma, não têm pecado. Os deuses dos animais somos nós, homens.  A função do animal na Terra é ajudar e agradar os homens, portanto, salve os animais!!!

Fica aqui esta maravilhosa sabedoria espiritual para você! Viva os animais! Salve! Salve!